Villa Ramadas - 2 - Press : Villa Ramadas

+351 262 598 028

+351 918 120 945

VillaRamadas


PressVilla Ramadas - 2

Villa Ramadas - 2

Villa Ramadas - 2

10-01-2008

José Duarte Fernandes, Jornal Noticias dos Arcos

Se há algo que distingue o Centro de Tratamento Internacional Villa Ramadas desde o seu nascimento, é o facto da sua abordagem incluir nos serviços que presta, para além do tratamento das dependências químicas mais ' tradicionais, abranger igualmente as dependências comportamentais ou pensamentos auto-destrutivos e obsessivos. Esta é uma característica que o qualifica a nível nacional e internacional como uma referência no tratamento das dependências.

Cerca de 60 % dos nossos pacientes nacionais ou internacionais, procuram-nos por problemas de dependências químicas. Aqui falamos de problemas relacionados com o consumo abusivo de substâncias químicas tais como drogas ilegais (heroína, cocaína, haxixe, ecstasy, crack, etc), álcool e por drogas legais (medicamentos de prescrição). Independentemente do país de origem, estas pessoas procuram-nos pela eficácia do método de tratamento aplicado conjuntamente com a garantia da preservação do seu anonimato. Este último ponto, é uma das questões fundamentais que leva as pessoas e as suas famílias a elegerem Villa Ramadas; saberem que o seu problema será tratado com o máximo de confidencialidade e sigilo.

Os problemas comportamentais, ou seja, distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), problemas de jogo, compras, sexo, Internet, co-dependência ou os pensamentos autodestrutivos e obsessivos, evidenciam uma crescente tendência de procura na nossa unidade. 'A verdade é que, para estas questões, a oferta de tratamentos existente implicando internamento, alterna entre unidades especializadas de cunho mais psiquiátrico o ou a inexistência total de recursos. Villa Ramadas ocupou um espaço que não estava a ter respostas terapêuticas em Portugal e que na União Europeia e encontra igualmente em pleno processo de reorganização e recomposição.

Após a análise individual de cada situação apresentada e, caso seja considerada uma pessoa com as características adequadas a um internamento em Villa Ramadas, queremos transmitir desde o inicio ao paciente e à sua família a possibilidade de atingir uma recuperação total das patologias apresentadas. Através de uma intervenção introspectiva vamos procurar alterar profundamente a percepção que a pessoa doente tem da vida em geral para que adquira recursos suficientes que lhe permitam modificar o seu comportamento auto-destrutivo. Transmitimos desde o início que acreditamos na pessoa, que é possível melhorar. a sua auto-imagem e auto-estima e quando este processo tem sucesso, vemos verdadeiros milagres acontecerem.

José Duarte Fernandes

Terapeuta e Representante no Norte de Villa Ramadas

Article download

Google Plus VillaRamadas